top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Aranha

Você sabe o que BLEVE ?


Imagine um líquido aquecendo até entrar em ebulição! Isso vai liberar vapor, que ocupará muito mais espaço que o líquido, até chegar um ponto de ruptura do reservatório onde está confinado, gerando uma explosão, que pode ter uma "bola de fogo", especialmente no caso de inflamáveis! O BLEVE - Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion (Explosão do vapor expandido pelo líquido em ebulição),




Trata-se de um fenômeno físico, resultante da liberação repentina de um líquido mantido a uma temperatura acima do seu ponto de ebulição. Com a ruptira do reservatório, há um súbito decréscimo da pressão que resulta na violenta vaporização de uma fração do líquido e na formação de uma nuvem de vapor e gotículas que podem ultrapassar 200 vezes o volume inicial, o que é suficiente para gerar ondas de pressão (deslocamento do ar a alta velocidade) e fragmentos. Em outras palavras, o BLEVE é o fenômeno de explosão de um tanque com projeção de fragmentos.


Se a substância envolvida for inflamável, poderá ocorrer a sua queima, com a conseqüente formação de uma bola de fogo ("fireball"). O calor liberado é enorme, além de fragmentos e de ondas de pressão. Observe abaixo a simulação realizada num pequeno reservatório:


Há diversas medidas que podem evitar a ocorrência do Bleve: o piso sobre o tanque deve ser inclinido para evitar acúmulos de inflamáveis, redundância de válvulas de alívio de pressão direcionadas para cima, sistema de diminuição de pressão do tanque, sistema de drenagem/transferência do líquido no interior do tanque e sistema de resfriamento de emergência.


Mas o Bleve pode ocorrer também a partir de danos mecânicos ao recipiente, como uma colisão ou mesmo a ferrugem enfraquecendo a parede do reservatório. É importante destacar que no caso de um impacto contra o tanque, ele pode explodir depois de horas, pois há um estresse na estrutura do tanque que continua evoluindo por um tempo e pode enfraquecer a resistência do recipiente.


Há registros de Bleve desde 1939, vamos abaixo ver alguns vídeos para tentar entender melhor este fenômeno:


Agora observe o risco no combate a um incêndo ao qual as equipes estão sujeitas:

Em caso de incêndio com aquecimento de casos de pressão, mantenha distância e informe às autoridades sobre a existencia do reservatório e o seu contaúdo.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page