top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Aranha

O que é uma reserva de incêndio compartilhada?


Em muitas edificações a reserva de água para uso em caso de emergências fica armazenada na mesma caixa d´água que abastece o consumo dos apartamentos dos moradores ou escritórios. Como podemos ver na foto, são muitos canos saindo do reservatório para muitas finalidades. Não podemos deixar faltar água para uma emergência, então, o consumo das habitações precisa preservar a RTI - Reserva Técnica de Incêndio!


Mas de quanto é essa reserva ?


Atualmente, em edificações de risco A, com reservatorio superior, o volume para o sistema de hidrantes é de 7,200 litros, que pode aumentar em 50%, caso a edificação tenha proteção por chuveiros automáticos, quando a reserva totaliza 10.800 litros.


E como garantir que essa água somente será usada para casos de incêndio?


Antigamente as canalizações de consumo e de emergência saiam todas pelo fundo do reservatório conforme a foto acima. Ocorre que dentro do reservatório, a água do incêndio é coletada a partir do fundo do tanque e as águas de consumo precisam de uma canalização mais alta de forma a não "invadirem" a reserva de incêndio.


Preocupados com a dificuldade em confirmar essa garantia, pois precisamos olhar dentro do reservatório, diversos corpo de bombeiros exigem que todas as tubulações de consumo, ou seja, que não são do sistema de incêndio, sejam ligadas pela lateral do tanque a uma altura que respeite a manutenção da reserva de água de incêndio, ou passaram a exigir que o condomínio apresente um laudo, bem instrumentalizado, garantindo que foi realizada uma inspeção e que as canalizações dentro do reservatório estão instaladas de forma correta, sempre mantendo preservado o volume de água do sistema de combata a incêndio.


Nós realizamos essa vistoria, conferimos o volume do reservatório, confirmando que que está garantida a segurança da edificação com a manutenção da RTI - Reserva Técnica de Incêndio e emitimos um laudo com todas as informações para que você fique seguro e o corpo de bombeiros emita seu AVCB. Liga pra a gente: (81 99422 6646) e fale com um de nossos especialistas!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page